Fechar

@PhDThesis{MarquesFo:2011:SiNaIn,
               author = "Marques Filho, Edmundo Alberto",
                title = "Sistema de navega{\c{c}}{\~a}o inercial GPS/INS de baixo custo 
                         com compensa{\c{c}}{\~a}o de erros por redes neurais 
                         artificiais",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2011",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2011-12-06",
             keywords = "navega{\c{c}}{\~a}o de baixo custo, redes neurais artificiais 
                         (RNA), navega{\c{c}}{\~a}o inercial, GPS, UMI, SNI, filtro de 
                         Kalman, low cost navigation, artificial neural networks (ANN), 
                         inertial navigation, IMU, INS, Kalman filter.",
             abstract = "Este trabalho aborda a aplica{\c{c}}{\~a}o de redes neurais 
                         artificiais (RNA) em um sistema de navega{\c{c}}{\~a}o inercial 
                         de baixo custo auxiliado por GPS. Busca-se suprir a necessidade 
                         que ocorre j{\'a} que o GPS n{\~a}o trabalha em todos os 
                         ambientes, ou pode trabalhar de forma inadequada, durante certo 
                         intervalo de tempo. Desenvolve-se solu{\c{c}}{\~a}o para prover 
                         a falta de informa{\c{c}}{\~o}es na por{\c{c}}{\~a}o do tempo 
                         onde o GPS n{\~a}o opera, explorando a integra{\c{c}}{\~a}o de 
                         sensores inerciais com o GPS. Sensores inerciais de baixo custo 
                         t{\^e}m, por{\'e}m, a desvantagem de apresentar um grande e 
                         cont{\'{\i}}nuo ac{\'u}mulo de erros, acarretando baixo 
                         desempenho no sistema. Utiliza-se rede neural, neste contexto, 
                         para melhorar a solu{\c{c}}{\~a}o de navega{\c{c}}{\~a}o dada 
                         pelo sistema inercial nos per{\'{\i}}odos de aus{\^e}ncia das 
                         informa{\c{c}}{\~o}es provenientes do GPS. {\'E} apresentada 
                         uma revis{\~a}o dos principais conceitos e t{\'e}cnicas 
                         envolvidas com o tema em quest{\~a}o; uma abordagem para 
                         configurar a RNA, quanto aos sinais de entrada e sa{\'{\i}}da, 
                         baseada num conjunto simplificado de equa{\c{c}}{\~o}es de 
                         navega{\c{c}}{\~a}o inercial e seus dois modos de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o, treinamento e predi{\c{c}}{\~a}o. {\'E} 
                         abordada uma metodologia para o processamento de dados de 
                         treinamento e respectivo algoritmo de treinamento utilizando um 
                         filtro de Kalman adaptativo. Tamb{\'e}m {\'e} proposto um 
                         m{\'e}todo para o treinamento da RNA com a 
                         caracter{\'{\i}}stica de alternar a apresenta{\c{c}}{\~a}o dos 
                         padr{\~o}es de treinamento entre o modo lote, com conjuntos de 
                         tamanho fixo, e o modo sequencial, filtrando os padr{\~o}es de 
                         treinamento individualmente, caracter{\'{\i}}stica que confere 
                         ao m{\'e}todo certa capacidade de treinamento em tempo 
                         aproximadamente-real. Finalmente, s{\~a}o apresentados os 
                         resultados obtidos, por simula{\c{c}}{\~a}o num{\'e}rica, de 
                         uma aplica{\c{c}}{\~a}o de posicionamento veicular terrestre com 
                         dados adquiridos de uma IMU Crossbow CD400-200 e de um receptor 
                         GPS Ashtech Z12. Os m{\'e}todos propostos foram testados em 
                         situa{\c{c}}{\~o}es distintas de movimento do ve{\'{\i}}culo e 
                         avaliados os erros de posi{\c{c}}{\~a}o, ou 
                         predi{\c{c}}{\~a}o, obtidos durante aus{\^e}ncia simulada do 
                         GPS. Os erros de predi{\c{c}}{\~a}o, obtidos pela RNA, 
                         apresentaram menor magnitude quando comparados com um sistema 
                         INS/GPS convencional, integrado por um filtro de Kalman, 
                         tamb{\'e}m simulado sem a atualiza{\c{c}}{\~a}o do GPS. Os 
                         resultados indicaram que a RNA foi mais eficiente em representar a 
                         cinem{\'a}tica do ve{\'{\i}}culo, num dado intervalo de tempo, 
                         que o sistema de navega{\c{c}}{\~a}o convencional. ABSTRACT: 
                         This work addresses the use of artificial neural network (ANN) in 
                         GPS aided inertial navigation systems. The GPS technology 
                         dominates, nowadays, the positioning and navigation (POS/NAV) 
                         market, and alternative POS/NAV systems are only needed because 
                         GPS does not work in all environments, or can not provide reliable 
                         solutions during some time interval. There are different solutions 
                         to fulfill information during GPS blockage and integrated inertial 
                         sensors systems with GPS are frequently used. However, low cost 
                         inertial sensors have the disadvantage of accumulating continuous 
                         errors in great extension, leading to poor system performance. In 
                         this context, ANN is applied to provide better NAV/POS solutions 
                         during the lack of information in GPS outages. This work 
                         introduces a review of the main used concepts and techniques, an 
                         approach to define input-output ANN signals based on a reduced set 
                         of inertial navigation equations, and the ANN prediction and 
                         training operation modes. It presents a methodology to 
                         preprocessing input data and a training algorithm, based on 
                         adaptive Kalman filtering approach. It also proposes a method for 
                         ANN training with the characteristic of alternating the training 
                         patterns from batch mode, with a constant data set size, to 
                         sequential mode, by filtering individual pattern-by-pattern of 
                         training data, which gives to the method some real time training 
                         capacity. Finally, numerical simulation results are assessed from 
                         urban vehicular positioning application, with data acquired from 
                         an MEMS IMU Crossbow CD400_200 and an Ashtech Z12 GPS receiver. 
                         The proposed methods were tested with different vehicle dynamic 
                         situations and the position errors, acquired in prediction mode or 
                         simulated GPS outage, were assessed. When compared to a 
                         conventional INS/GPS system, integrated by a Kalman filter and 
                         operating without GPS updates, the ANN position errors have lower 
                         magnitudes. These results indicate that ANN was more capable to 
                         learn the vehicles kinematics, for a certain time interval, than 
                         the modeling presented by the conventional navigation system.",
            committee = "Milani, Paulo Gi{\'a}como (presidente) and Kuga, H{\'e}lio Koiti 
                         (orientador) and Rios Neto, Atair (orientador) and Carrara, 
                         Valdemir and Hemerly, Elder Moreira and Silva, Jaime Augusto da",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Low cost GPS/INS navigation systems with error compensation by 
                         artificial neural networks",
             language = "pt",
                pages = "147",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3AP6SB5",
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        urlaccessdate = "03 maio 2024"
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